24.7.12

JOÃO BATISTA HARDCORE


Convenhamos, o cara morar no deserto, se vestir de pele de animais, comer gafanhoto e mel silvestre é muito hardcore. Atitude pra poucos! Não pense que ele era um mendigo ou um louco, João Batista foi o precursor de Cristo profetizado por Isaías (Is 40.3-5) e deixava claro que ele não era digno de desatar as sandálias do filho de Deus. Seu visual e estilo de vida tinha relação com desprendimento material e religioso, tendo em vista que ele era filho do sacerdote Zacarias. Parece que João quer romper com todos os estereótipos religiosos da sua época.

“Raça de víboras”, dizia ele, “produzam frutos de arrependimento” e indagado de como o povo poderia fazer isso, ele respondia com a certeza do que estava falando: “quem tiver duas túnicas reparta com quem não tem; e quem tiver comida faça o mesmo.” Aos publicanos desonestos ele dizia: “não cobre mais do que a lei manda” e aos soldados arrependidos ele dizia: “não maltrate a ninguém, não denuncie a ninguém falsamente e esteja satisfeito com o seu salário”. (Lucas 3.1-14)

Arrependimento e justiça são estilos imperativos que conciliam a teoria e a prática de um cristão. O arrependimento nasce dentro da gente e a justiça exterioriza esse caráter. Coerência é a marca de quem quer seguir uma vida marcada de fé, pois a fé sem obras é morta já dizia Tiago (Tg 2.14-26). A mensagem de João é dura e vigorosa: “já está posto o machado à raiz das árvores” (Lc 3.9).

O profeta do dissenso é o brado de uma vida nova que vai demandar atitude de mudança drástica de conceitos, motivações e comportamento. Não adianta ficar só de gogó, o resultado do arrependimento tem que ser visível. João Batista tem a responsa de preparar o caminho do Salvador e o povo precisa entender o significado dessa grande notícia.

Decapitado, o profeta hardcore sofreu as consequências da sua voz corajosa se tornando um mártir por confrontar a conduta moral do rei Herodes. Ele só faz isso porque está convicto que seu compromisso é com Deus e entende bem quais são os valores deste novo Reino. O compromisso do verdadeiro profeta é com Deus não importando a força do sistema.

Esse é o cara! Vamos pedir a Deus coragem pra seguir essa postura hardcore.


saimon dias

Nenhum comentário: